Teatro de Bonecos: a magia que dá vida

Teatro de Bonecos: a magia que dá vida

Somos, por tradição apaixonados por fantoches. Quem não se diverte com personagens como o papagaio Louro José, que era interpretado pelo ator Tom Veiga, falecido em 2020, ou a cobra Celeste do Castelo Ra-Tim-Bum. Todos eles ganham vida a partir da interpretação de seus atores.

Alexandre Reis, o Zaca, é uma das referência nesta vertente do teatro em Vihena, RO. “Torna-se um espetáculo onde o público para de enxergar os atores e veem os Bonecos com vida própria. Neste caso quando essa magia acontece quer dizer que o espetáculo de teatro de bonecos alcançou o ápice com o público”, define o ator.

Todos os bonecos que Zaca utiliza em suas apresentações foram confeccionados por ele mesmo.

“Na minha formação eu trabalho desde a concepção da personagem, a construção e a atuação com os Bonecos”, ressalva Zaca.

Zaca Reis confecciona os próprios bonecos

Pode-se dizer que a formação de Zaca vem desde a infância, quando foi apresentado ao teatro de bonecos pela própria mãe, que dentre muitas coisas, era contadora de histórias para crianças.

“Desde muito novo ela (mãe) me presenteava com marionetes sempre que viaja aguçando em mim a admiração, tanto pela contação de histórias, quanto pelo universo do Teatro de Bonecos. Os meus programas infantis preferidos sempre foram aquele que haviam muitos bonecos, como Castelo-Ra-Tim-Bum, Cocorocó, Muppets Baby”, relembra.

Ao se tornar adulto, Zaca buscou se profissionalizar com o teatro de bonecos participando de oficinas e ingressando na faculdade de Artes Cênicas em 2011 na Universidade Federal de Ouro Preto, MG.

“De lá para cá venho trabalhando com construção e ministrando oficinas junto a vários grupos dessa vertente como a Cia Navegante Teatro de Marionetes. Inclusive sou fundador da Trupe SolaGasta Teatro de Bonecos, junto a amigos do curso de Artes Cênicas”, relata.

Vem Festival aí!

A forma de contar histórias utilizando fantoches e marionetes ganha seu primeiro festival em Vilhena com estreia prevista para o primeiro semestre deste ano; o Festival Pupulorum Anima: Alma de Bonecos.

Coordenado por Zaca Reis, o festival promete inovar o cenário teatral da região. “Na primeira fase teremos três oficinas de Formação em Teatro de Bonecos; uma de Construção, uma de Pintura de Bonecos e uma de Manipulação de Bonecos para Teatro. A segunda fase do Festival será composta de cinco dias tendo as apresentações finais e mesa redonda para debate”, contou Zaca.

O evento tem patrocínio do Edital Nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC: 2ª Edição Pacaás Novos, prêmio para difusão de festivais, mostras e feiras artístico-culturais da Lei Aldir Blanc.

Fonte: Redação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *