Iniciativas aproximam a arte circense de estudantes da rede pública em Vilhena

Iniciativas aproximam a arte circense de estudantes da rede pública em Vilhena

Manifestação artística, o circo busca surpreender e divertir a plateia com malabares, contorcionistas, mágicos, palhaços e outras atrações. Os primórdios do circo passam por civilizações da antiguidade, desde a China, Grécia, Egito e Índia, mas foi no Império Romano que o circo ganha seu formato de círculo, temos a Circus Maximus.

Mas o circo que conhecemos hoje é o resultado do trabalho de pessoas como inglês Philip Astley, em 1768 que apresenta ao público Anfiteatro Real das Artes, no Brasil Benjamin Chaves, fez história sendo o primeiro palhaço negro e precursores do Circo-Teatro, alforriado por nascença ele nasceu no interior de Minas Gerais durante o período escravagista.

Apresentação nas ruas, praças, picadeiros e teatro, e nas escolas? Iniciativa em Vilhena (RO) visa aproximas a arte circense de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Confira dois destaques de ações cuja proposta é aproximar, apresentar arte e oportunizar o desenvolvimento do aluno.

O primeiro destaque teve início em 2011, idealizada pela pedagoga Lucimar Rodrigues, a atividade multidisciplinar além de apresentar a história circense, trabalha com áreas diversas do saber possibilitando aos alunos desenvolver escrita, auxilia na alfabetização, dentre outros.

Outra iniciativa ocorreu em períodos difíceis do COVID 19, respeitando todas as normas de segurança sanitárias, o distanciamento social, utilizando de álcool em gel, máscaras para evitar a contaminação pelo vírus preservando assim à saúde de todos os participantes do projeto a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) e o Grupo Peteleko, promovei nas escolas o “Peteleko Show”, com humor a temática meio ambiente foi apresentada aos estudantes, que tiveram motivos para sorrir sem tirar suas máscaras.

O espetáculo “Peteleko Show” contemplado pelo Prêmio Funarte de Apoio ao Espetáculo Circense 2020 esperou por meses, até que o retorno escalonado das aulas fosse aprovado no município. Coragem, esperança, desafios, amor e alegria foram algumas das mensagens apresentadas por meio dos números circenses que surpreenderam os pequenos como malabares, cospe fogo, a perna de pau, a palhaçaria e o equilibrismo. Ações como essas buscaram atender alunos de forma gratuita, apresentando a arte circense e oportunizando conhecimento e alegria. 

Texto: Redação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *